Alterações e acessórios proibidos para o caminhão

12 de jan

Na vida de quem roda pelas estradas, o veículo é mais do que um simples meio de trabalho; é um parceiro fiel. Por isso, ao adicionar elementos únicos que refletem personalidade, muitos caminhoneiros veem na customização do caminhão uma forma de expressar sua identidade. No entanto, é importante equilibrar essa paixão com um senso de responsabilidade

Quer saber quais alterações são permitidas e quais são proibidas para o seu caminhão? Vamos explorar mais e mostrar como seu bruto pode desfilar no tapete preto com estilo, ao mesmo tempo, seguro sob a regulamentação dos órgãos fiscalizadores. 

Pintura e Adesivos

Pintar o caminhão ou adicionar adesivos dá aquela renovada no visual sem a necessidade de trocar de modelo. A escolha de uma cor mais bonita ou de um decalque com frases e desenhos pode transformar completamente a aparência do seu bruto, mas é importante que essas não encubram informações importantes, como as faixas refletoras e os vidros do veículo.

De acordo com a resolução nº 960 do CONTRANo Conselho Nacional de Trânsito – manter a visibilidade é obrigatório, tanto para a segurança quanto para manter as informações do caminhão claramente aparentes. 

E se você for contratado ou agregado de uma transportadora, lembre-se de certificar se suas escolhas estão alinhadas com as diretrizes da empresa.

Leia mais sobre perfis de trabalho.

Ledway e Faróis Coloridos

Embora bem populares por um tempo, os letreiros e painéis luminosos na dianteira do caminhão hoje em dia são estritamente proibidos. Segundo o CONTRAN, estas modificações no bruto são consideradas infrações graves, já que as mensagens podem ofuscar a visão, distrair outros motoristas em movimento e causar acidentes. 

Quando se trata de iluminação, a regra é clara: mantenha o padrão de luzes como vieram de fábrica. A adição de faróis de xenon, luzes LED coloridas, como as de foguinho no farol de milha ou as de corujinha no parabrisa podem até ser bacanas em fotos, mas na rodagem da estrada podem confundir e também são ilegais.

A famosa moda das luzes “corujinhas” pode render multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira.

Insulfilm

Popularmente conhecidas como insulfilm, as películas no vidro são acessórios comuns que aumentam a privacidade e o conforto, reduzindo a incidência de luz solar e os raios UV que podem ser prejudiciais. No entanto, há limites estabelecidos pelo CONTRAN para garantir a certeza de uma boa dirigibilidade em diferentes situações e climas na estrada.

Por isso, a transmissão luminosa não pode ser inferior a 75% para os para-brisas incolores e 70% para os coloridos e outros vidros essenciais.

Insulfilms mais escuros do que esses limites são proibidos, assim como as películas metalizadas ou refletivas.

Além disso, atenção à aplicação: bolhas ou descasos também podem comprometer a visibilidade. Por isso, busque sempre oficinas autorizadas ou já vá naquela de confiança que faz um trabalho de capricho!

Molas Traseiras Arqueadas ou com Calço

Apesar de muita gente acreditar que aumenta a estabilidade nas curvas, arquear a traseira do caminhão pode prejudicar componentes, além de não ser seguro por erguer o centro de massa do caminhão, podendo tombar com facilidade. Essas alterações também causam sobrecarga nos eixos dianteiros, complicando a carga e descarga e aumentando o risco em colisões traseiras. 

Por isso, mudanças como molas arqueadas ou calços que levantam a traseira do caminhão são proibidas pelo CONTRAN. A mesma resolução proíbe modificações na suspensão dianteira em veículos com mais de 3.500 kgs, e a altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm (medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi). 

O caminhão arqueado pode resultar em infração severa, com 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

Rodas e Pneus

Na hora de mexer nas rodas e pneus do seu caminhão, lembre-se: sem exageros. É melhor manter tudo na medida certa.

A Resolução nº 292 do CONTRAN estabelece que não se pode usar rodas ou pneus que ultrapassem os limites dos para-lamas. Se você deseja instalar rodas maiores, é necessário ajustar o perfil dos pneus para manter o diâmetro externo sem alteração. Essa precaução é importante para não modificar as características de segurança originais do bruto. 

Também é importante que o conjunto de rodas e pneus não toquem em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.

Conhecer e respeitar as leis e regulamentações de trânsito não se trata apenas de evitar multas ou complicações legais, mas sim de zelar pela segurança – sua, da carga transportada e de todos que compartilham a estrada.

Lembre-se: apesar do desejo de equipar seu truck, é fundamental respeitar as normas para trabalhar com tranquilidade. Evite os acessórios proibidos e mantenha-se seguro na estrada.

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