Pensando em comprar um caminhão? Confira 6 dias para fazer a melhor escolha!

23 de mar

Podemos dizer que a profissão de caminhoneiro é uma das mais importantes do país. A malha rodoviária é o modal mais usado e, ao comprar um caminhão, você pode fazer parte desse sistema que não para e abastece nosso país

Se você quer entrar na área e trilhar o caminho autônomo, optando por ser seu próprio patrão (leia mais: Caminhoneiro autônomo, agregado e empregado: Quais as diferenças?), você sabe que será preciso aplicar economias para arranjar um caminhão.

Para dar o primeiro passo e investir no melhor bruto para a sua carreira, é importante fazer boas escolhas desde o início. A fim de te ajudar nessa jornada, apresentamos nosso guia com 6 dicas essenciais para a compra do seu primeiro pesado:

1. Defina suas expectativas

Antes de se aprofundar nas opções, é importante se perguntar o que você está procurando: Você vai percorrer longas rotas? As suas cargas serão pesadas ou leves? Você precisará puxar reboque? Como o caminhão será carregado e descarregado?

Assim, você precisará definir o espaço de carga, o peso tolerado e a capacidade de reboque

Leve em consideração modelos que equilibrem a manobrabilidade e a capacidade máxima de carga necessária para suas operações de frete. É importante ter certeza que você saberá conduzir e que o modelo atenda a suas expectativas no trecho, sem comprometer sua segurança, desempenho e sua renda. Para isso, siga os passos a seguir.

2. Pesquise e estabeleça um orçamento

Dedique um bom tempo para pesquisar os diferentes modelos de caminhões disponíveis no mercado. Fale com outros caminhoneiros, assista vídeos e procure o máximo de informações para criar uma lista dos modelos que atendam às demandas dos fretes que você vai negociar… Depois, compare valores.

Lembrando que a faixa de preço dos caminhões varia bastante, dependendo de diversos fatores. Por isso, é super importante estabelecer um orçamento realista que não apenas cubra o preço da compra, mas também os gastos que surgirão ao longo do caminho.

A gente sabe que caminhão é um veículo que gera custos, então conte com despesas mensais como manutenção, combustível e seguro. Além disso, considere os pedágios e impostos como INSS, Imposto de Renda, contribuições sindicais, taxas veiculares (IPVA, DPVAT e Licenciamento), exames toxicológicos regulares e multas que podem acontecer.

É melhor fazer uma lista do que você estima ganhar – consulte caminhoneiros que têm veículos e fazem fretes parecidos com os que você pretende realizar – e vá adicionando as despesas. No fim do dia, o resultado tem que ficar positivo.

3. Considere o consumo de combustível

Apesar dos vários avanços na tecnologia automotiva, na estrada, com vários tipos de veículos, não são os pesados que costumam ser elogiados por eficiência de combustível, não é mesmo? Afinal, movimentar tantas toneladas exige uma quantidade considerável de diesel.

Além de questões como condução, pneus ruins, excesso de carga e trânsito, existem condições e modelos de veículos que gastam mais que os outros. Além disso, caminhões econômicos que são capazes de percorrer uma maior distância por litro, não apenas gastam menos diesel, mas também emitem menos gases poluentes e logo, são menos agressivos para o meio ambiente.

Pensando nisso, algumas tecnologias dos caminhões atuais ajudam ainda mais. Com o controle de aceleração e a troca de marchas inteligente (I-Shift), o caminhão se adapta a consumir menos combustível, indicando quando acelerar e trocar as marchas. Além disso, a aerodinâmica aprimorada, sistemas de gestão térmica, pneus de baixa resistência à rolagem e defletores de ar  também contribuem para essa eficiência.

Logo, opte por modelos conhecidos e bem avaliados por isso e claro, com a manutenção em dia.

4. Decida entre novo e usado

Para começar seus fretes, você não precisa de um modelo totalmente moderno e completo. Em vez disso, opte por um que já seja popular entre os caminhoneiros, e comece a analisar quais são os pontos positivos e de atenção em cada um deles.

Existem caminhões seminovos ou usados que podem fazer o mesmo tipo de trabalho que você quer e, ainda, custam menos que um 0km

Logo, optar por um caminhão usado pode ser uma opção econômica, especialmente para iniciantes. Caminhões usados em geral são mais acessíveis e ainda podem oferecer uma boa vida útil. No entanto, não deixe de dar um checkup na documentação e fazer com que um mecânico de confiança inspecione o veículo antes da compra, como falaremos mais adiante.

5. Avalie as condições de financiamento

Dado os valores do investimento em um caminhão, muitas pessoas optam por planos de financiamento, ou seja, contam com a ajuda de um banco ou financiadora pagando parcelas com juros ao longo do tempo.

Para isso, analise seu crédito e as condições oferecidas pelo lugar, como taxas de juros, prazos e o custo necessário para começar. Tenha certeza de que as condições de pagamento se alinhem com sua capacidade de rodar e gerar ganhos suficientes para cobrir as parcelas de forma sustentável.

Vale ressaltar que se consegue melhores condições no financiamento oferecendo maiores valores de entrada. Por isso, é recomendável organizar sua vida financeira antes de buscar financiamento, para você conseguir dar a maior entrada possível. Essa prática não apenas resulta em um menor número de parcelas, mas também ajuda na redução do montante dos juros, garantindo uma melhor oferta para para seu futuro bruto.

6. Inspecione cada detalhe do veículo

Antes de tomar uma decisão final, realize uma inspeção detalhada no caminhão. Verifique a carroceria, chassi, motor, transmissão, freios e suspensão em busca de desgaste, ferrugem ou avarias. 

Tenha certeza de que os pneus estão novos e sem danos, com rodas sem rachaduras ou amassados, assim como pára-brisas e espelhos sem trincos. Também verifique o motor, procurando por tanques de combustível remendados ou amarrados ou óleo vazando.

Uma das maiores dicas é agendar um test drive. Nesse momento, você consegue avaliar mais profundamente qual o desempenho do caminhão, a resposta do motor, a suavidade da transmissão, a eficiência dos freios, o conforto da cabine e a visibilidade na estrada. Mesmo que o caminhão prometa muito nas descrições, é só mesmo na prática que você terá a certeza se ele é para você.

A segurança deve ser a prioridade para quem está na estrada. Então, aproveite para ter certeza que o caminhão está equipado com bons recursos. Isso inclui sistemas de frenagem anti bloqueio (ABS), controle de estabilidade (ESP), airbags e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Investir no seu primeiro caminhão é um passo importante para sua jornada. Ao seguir estas dicas, você estará mais preparado para decidir e escolher o bruto certo para impulsionar seus ganhos e quem sabe, realizar um sonho antigo.

Lembre-se: cada escolha conta, e a pesquisa detalhada é a chave para garantir que seu investimento seja duradouro e rentável. 

Uma vez com o pesado na garagem, registre-se como Transportador Autônomo de Cargas (TAC) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Se então contar com um veículo de carga seca e tiver com toda documentação na mão, não deixe de conferir os benefícios da transportadora mais parceira do caminhoneiro: a Motz

Com muito frete para você escolher, a Motz gerencia alguns impostos e pode pagar seu frete em até 90% do valor já no carregamento e o restante após a entrega. Além disso, a transportadora também oferece descontos exclusivos em diversos lugares e serviços que você já utiliza. Bom demais, né? Clique e saiba como começar!