Sazonalidade, logística e os desafios de uma transportadora

21 de nov

O que é sazonalidade na logística?

A sazonalidade na logística é um fenômeno inevitável, e todas as transportadoras precisam estar preparadas para ela. Sazonalidade nada mais é do que a ocorrência de períodos em que há uma alta ou baixa na demanda de produtos, embora esse período impacte em toda a cadeia logística e seus processos.

Épocas de ofertas como a Black Friday, por exemplo, e datas comemorativas como a Páscoa e o Natal, aumentam a demanda por certos produtos. Já no setor agropecuário, as condições climáticas afetam o mercado como um todo: há períodos específicos de plantio, colheita e transporte, e isso mexe com as rotinas de transportadoras e até mesmo dos caminhoneiros que atuam com esses setores. Por exemplo, a safra do milho ocorre entre maio e setembro, enquanto a do arroz, entre novembro e maio.

Por conta da sazonalidade, pode haver uma necessidade de mais ou menos caminhões, as estradas ficam congestionadas, e se a logística não for feita com cuidado, podem ocorrer atrasos indesejáveis e prejuízos financeiros.

Como se preparar

A primeira e mais importante coisa a fazer é conhecer os períodos de alta demanda: saber quando são as épocas de safra, festas e eventos comerciais para efetuar o planejamento adequado, buscando aumentar a frota temporariamente, se necessário, e criar planos de contingência para arcar com possíveis custos extras e armazenar o volume de mercadorias em espaços adequados.

Nesses momentos, a tecnologia é uma grande aliada: com monitoramento em tempo real, controle de estoque e roteirização – que define os melhores caminhos, evita congestionamentos e indica paradas obrigatórias –, é possível evitar atrasos, otimizar operações e aumentar a segurança de motoristas e funcionários do setor de transporte de cargas.

Da mesma forma, é importante lembrar que a transportadora deve sempre investir em treinamentos e capacitação dos profissionais, para que eles saibam lidar com as mudanças decorrentes da sazonalidade.

Os benefícios do bom planejamento

  • Se bem-feito, o planejamento leva a um aumento da lucratividade e redução de gastos da transportadora;
  • Cria e mantém uma rotina mais saudável para os funcionários;
  • Evita acidentes;
  • Torna os processos mais inteligentes e eficientes;
  • Garante pontualidade e qualidade às entregas, o que por sua vez melhora o atendimento ao cliente;
  • Pode se tornar um diferencial competitivo.

Nesse sentido, a Motz oferece soluções buscando impulsionar embarcadores, transportadores e caminhoneiros autônomos por todo o Brasil, com mais de 140 pontos de expedição em todo o país, ferramentas e expertise para transformar desafios logísticos em novas oportunidades.

Juntos vamos mais longe.