Segurança durante o processo de carga e descarga no transporte rodoviário

09 de out

No transporte rodoviário de cargas, tanto o processo de carregamento quanto o de descarregamento envolvem uma série de práticas que precisam ser seguidas com cuidado para garantir a segurança da carga e dos motoristas e operadores.

Pode parecer rotineiro, mas de acordo com dados do sistema eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Brasil registrou, só em 2023, 2.888 acidentes de trabalho fatais, sendo que os dois setores que possuem o maior número de mortes e lesões são os da Construção Civil e do Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros. Isso nos posiciona como o 2º país do mundo com maior número de acidentes graves ou fatais em ambientes de trabalho.

Então, o que pode ser feito para tornar o trabalho de transporte de cargas mais seguro e evitar esses números alarmantes?

Carregando o caminhão: cuidados com a pesagem e altura

Fazer a pesagem correta da carga é o primeiro passo para evitar acidentes e tombamentos. Mas fique atento: qualquer tipo de carregamento ou descarregamento de cargas que aconteça a mais de dois metros do chão exige o uso de capacete e outros sistemas antiqueda, como, por exemplo: cinturões, trava quedas retrateis e/ou talabartes (um dispositivo de segurança que conecta um trabalhador a um ponto de ancoragem para evitar quedas e mal posicionamento). Esses itens também ajudam o carregador a subir no veículo com mais facilidade e retornar ao chão com segurança. Estar atento a essas medidas é uma responsabilidade tanto dos caminhoneiros autônomos como das transportadoras.

Outros cuidados na hora de carregar ou descarregar

É importante lembrar que carregar diferentes produtos exige cuidados diferentes para evitar acidentes no transporte rodoviário. Dependendo do tipo da carga que será transportada, também é preciso o uso de equipamentos de proteção individual como capacetes, botas, luvas e máscaras. Ainda é necessário que todos esses equipamentos estejam em boas condições de uso e dentro do prazo de validade proposto pela ANTT.

Cuidados com a lei

Além do tempo de preparação de toda a documentação, existe um número máximo de horas para o processo de carga e descarga de um veículo de transporte: 5 horas, que começam a ser contadas a partir da chegada do caminhão. Passado esse prazo, o Transportador Autônomo de Carga ou a Empresa Rodoviária de Cargas podem levar uma multa.
Também é importante lembrar sempre de:

  • circular com os caminhões nos horários permitidos;
  • respeitar o horário de entrega das cargas, que acontece geralmente à noite ou conforme o fluxo de trânsito específico das cidades;
  • planejar o armazenamento dos produtos, de acordo com suas características específicas, peso e volume;
  • utilizar equipamentos e ferramentas necessárias para empilhar e descarregar as cargas, além dos itens de proteção;
  • fazer um planejamento cuidadoso de rotas e horários para evitar imprevistos e acidentes;
  • o uso de drogas estimulantes não apenas deve ser evitado por caminhoneiros autônomos como proibido enfaticamente pelas transportadoras;
  • procurar postos de descanso sempre que possível;
  • verificar e manter sempre a manutenção do veículo em dia.

A otimização dos processos de carregamento e descarregamento traz benefícios para toda a cadeia logística. Porém, mais do que isso, juntos, podemos tomar atitudes individuais e coletivas que ajudarão a melhorar a segurança e o bem-estar no transporte rodoviário de cargas.

A Motz trabalha de acordo com todas as leis e boas práticas de segurança para garantir que o processo logístico seja mais eficaz e seguro para todos os envolvidos. Conheça mais sobre como a Motz pode melhor a gestão operacional da sua transportadora, ou saiba como carregar como motorista autônomo.